terça-feira, 30 de outubro de 2012

NOSSAS BEBIDAS DE CADA DIA



Vodca
Criada no século 12 por russos para se proteger do frio.


Como se faz: fermentando uma mistura de trigo e centeio com água cristalina e levedura(uma espécie de fungo), destilando duas vezes e filtrando com carvão.



Como se bebe: É uma bebida ideal para drinques, pois tem um sabor neutro, o que facilita as combinações. Os muito machos tomam pura, diretamente do freezer.



Teor alcoólico médio: 40%



Para impressionar os amigos: GREY GOOSE.



Para ter no bar: ABSOLUT (Suécia) a venda nos bons supermercados por 75 reais.




Uísque
Vem de uisge beatha, que significa “água da vida” em celta.



Como se faz: Fermentando água, cevada e levedo, destilando duas vezes e maturando num barril por algo entre oito e 30 anos. O puro malte já está pronto. Se preferir blended, basta misturar com outras produções.



Como se bebe: Puro ou com gelo, com amigos.



Teor alcoólico médio: 45%



Para impressionar os amigos: O GLENFIDDICH RARE COLLECTION 1937 é o mais velho scotch de puro malte engarrafado no mundo. É também o uísque mais caro que o dinheiro pode comprar. Custa 10 mil libras (55 mil reais), foi colocado para envelhecer em 1937 e engarrafado 60 anos depois. Quer torrar sua poupança nele? À venda só na destilaria. (http://uk.glenfiddich.com/).

Para ter no bar: JOHNNY WALKER RED LABEL, 62 reais.


Champanhe

Foi criada por acaso. No século 17, produtores da região de Champagne, na França, armazenaram um vinho por tempo demais. Ele fermentou de novo e ficou cheio de bolhas de gás carbônico.


Como se faz: Adicionando açúcar e leveduras a um vinho, engarrafando e deixando descansar por três anos. Isso faz com que ocorra uma segunda fermentação na garrafa selada, criando as bolhas de gás.



Com se bebe: Com uma bela mulher, sempre. Sem mulher, só em comemorações.



Teor alcoólico médio: 12%



Para impressionar os amigos: A KRUG CLOS DU MESNIL, safra de 1990, sai por 2,2mil reais nas melhores importadoras de bebidas.



Para ter na adega: GOSSET BRUT GRAND RÉSERVE, à venda por 266 reais em importadoras de bebidas.




Cerveja
A segunda bebida mais consumida do planeta, depois do chá.



Como se faz:Ferementando uma mistura de cereal maltado com água.



Como NÃO se bebe: durante funerais e durante a missa.



Teor alcoólico médio: 5%(as pilsen, que são mais consumidas no Brasil)



Para impressionar os amigos: CHIMAY, uma cerveja produzida por monges trapistas em seis mosteiros da Belgica e Holanda. Tem aroma de frutas, é encorpada e saborosa. Você encontra uma Premiére por 47 reais, se quiser fazer bonito, sempre com o copo criado especialmente para essa cerveja, sai por 55 reais cada um.



Para ter na geladeira: BOHEMIA WEISS, a primeira produzida com o malte do trigo (ao em vez de da cevada) em larga escala no Brasil. Preço médio: 3,50 reais.




Tequila
É a cachaça que deu certo.



Como se faz: Cozinhando o miolo de uma agave (planta comum no México) por mais de 48 horas, fermentando num barril e destilando duas vezes. Pode-se misturar melado de cana, mas a tequila fica pior.



Como se bebe: acompanhado: numa frozen marguerita. Em busca de companhia: pura, virando de uma só vez, após ingerir um punhado de sal e antes de chupar uma fila fatia de limão.



Teor alcoólico médio: 40%



Para impressionar os amigos: CUERVO 1800 COLLECCIÓN, uma garrafa de
colecionador, da qual só foram produzidas 347 garrafas, vendidas a 1000 dólares cada uma. Essa só dá para encontrar no México ou nos Estados Unidos.



Para ter no bar: CUERVO TRADICIONAL REPOUSADO, custa 100 reais em média.




Vinho
Durante a invasão nazista, os franceses escondiam as melhores garrafas que possuíam dentro das paredes.



Como se faz: esmagando as uvas, filtrando e deixando o caldo fermentar em tonéis.



Como se bebe: durante as refeições combinando com os pratos. À noite, para tornar qualquer companhia mais agradável. E quando você achar melhor, afinal, vinho bom nunca cai mal, e em pequenas doses faz até bem a saúde.
Teor alcoólico médio: 13%
Para impressionar os amigos: O ROMANÉE-CONTI, safra de 1997, que o Lula tomou às vésperas de ganhar a eleição para presidente. Por 6 mil reais nas importadoras.
Para ter na adega: o argentino Santa Julia Cabernet Sauvignon Reserva de 2002, que você só encontra por 48 reais na Expand.




Saquê
Inventado na China, em 4800 a.C, foi adotado pelos japoneses.



Como se faz: polindo o arroz para tirar gorduras e proteínas, colocando-o em seguida para fermentar com leveduras, água e uma massa de arroz mofado. O líquido resultante e filtrado, diluído, pasteurizado e engarrafado.



Como se bebe: Num copo quadrado cheio até a boca, um punhado de sal na borda, de preferência dividindo com uma mulher.



Teor alcoólico médio: 15%



Para impressionar os amigos: O UNIKOROSHI, 195 dólares, é um dos melhores do mundo. À venda só no Japão ou nos Estados Unidos.



Para ter no bar: O GEKKEIKAN SILVER custa em média 42 reais e vem numa garrafa verde e redonda muito bonita. Á venda em qualquer importadora de bebidas.


__________
Fonte:  O guia do álcool – Revista Playboy,setembro de 2004 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...