sábado, 5 de dezembro de 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO DO LIVRO "CORRENDO ATRÁS" - EDITORA MULTIFOCO


Correr atrás do lançamento do meu primeiro romance “Correndo atrás” pela Editora Multifoco, Rio de Janeiro, foi uma experiência um tanto louca e exaustiva.

Primeiro: a editora está longe pra burro do meu lugar de origem, ou, eu estou longe demais da editora. Segundo: um autor novato fica que nem cego em tiroteio diante de uma organização de lançamento.

Sei que a Multifoco tem seu espaço no bairro da Lapa, e que os autores cariocas lançam lá e tudo mais. Mas como fica a questão do caboclo do Norte que aqui vos escreve? Se virar pra divulgar, lançar e vender uma tiragem de 30 exemplares a R$ 40,00. E aí complica. E a gente se enrola todo pra providenciar o que não se sabe o que tem pra se providenciar. E aí o caboclo gasta e se desgasta. Agradeço muito a ajuda de dona Dulce Rocque, que me foi um farol em meio à escuridão. Agradeço meu pai Walter Duarte Rodrigues e minha mãe Rosilene Jardim, que não mediram esforços para me ajudar nesse desafio, apesar deles não serem leitores e acharem livros tão estranhos e incomuns quanto dinossauros na Avenida Presidente Vargas.

A verdade é que eu só desejava que tudo aquilo terminasse logo. Eu estava exausto e estressado. Mas eu também estava contente e satisfeito. E isso compensa. Quando você escreve um livro, você não pensa nessa trabalheira toda.

Das poucas pessoas que eu conseguir convidar apareceram algumas. Dulce Rocque foi uma das primeiras a chegar, embora eu tivesse certeza, quase que absoluta, que ela não engoliria o meu texto seco, porrada e desbocado. E isso me dava uma certa angustia. Mas resolvi que isso era lá com ela e por isso não pensei mais no assunto. Então chegou o professor e jornalista Oswaldo Coimbra, o qual em tempos de Escola de Escritores, eu aprendi umas e outras coisas importantíssimas sobre narrativa e a história da minha cidade. E que recentemente fez um comentário interessante sobre o romance no site Guarulhosweb e que também será publicado na próxima terça -feira, dia 8/12/09, no jornal Guarulhos Hoje. Depois apareceu a colega de trabalho de minha mãe acompanhada de seu filho e amigas; minha tia Adelaide Jardim Machado com minhas primas Taís e Rafaela Jardim, estas com suas filhas, as pequenas Emily e Marcely, que não sossegaram o facho nem um segundo. Meu sobrinho de três meses, Daniel, também estava lá com minha irmã Viviane C. Jardim Rodrigues. Meus dois irmãos por parte de pai Wagner e Leonardo. A esposa de meu pai Aldaleia com sua bela sobrinha Shirley, meu grande amigo Deividy Edson com sua garota, minha sensacional e linda amiga, a atriz Daiane Abreu...

Apesar de tudo, as coisas correram tranqüilas. O material gráfico do livro ficou de uma qualidade impressionante. Muito bonito mesmo. Meus agradecimentos a todos que compareceram ali, e aos que não puderam comparecer por um motivo ou outro, mas eu tenho certeza que estariam se pudessem. Agradeço a Editora Multifoco pela oportunidade dada aos novos autores brasileiros.

Um abraço,

Walter Luiz Jardim Rodrigues

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...